O Programa Adolescente Aprendiz atende o previsto na Lei 10.097/2000 e Portarias que a regulamentam.

Por determinação legal e proposta do MDCA, pretende-se oferecer condições e oportunidades aos adolescentes, em situação de vulnerabilidade pessoal e social, o acesso digno ao mundo do trabalho.

No MDCA, o programa é executado desde fevereiro de 2003. Iniciou com a admissão de dois adolescentes para prestarem sua pratica no Banco do Brasil S/A.

Mais de trezentos adolescentes já cumpriram seu contrato de aprendizagem.

O MDCA conta com a parceria de empresas estatais e do setor privado para desenvolver e custear este Programa.

Para se inscrever é necessário ter, no mínimo quatorze anos e meio, estar cursando a 8ª serie, ser oriundo de familia com renda per capita não superior a meio salário mínimo e residir em Porto Alegre.

domingo, 4 de novembro de 2012

Trabalho em Equipe




Trabalho em Equipe
Data: 25/10/12

Educadora: Eliana Barcellos


Primeiro Momento: Dinâmica dos balões

A educadora convida o grupo para sentarem em círculo e  relatassem quais dificuldades eles apontavam no mundo do trabalho. Algumas respostas obtidas: Medo de errar, falta de experiência, dúvidas. Então a educadora distribuiu balões a todo grupo e solicitou que soprassem todas essas dificuldades para dentro dos balões. Depois escolheu aleatoriamente alguns educandos para ficarem no meio representando os funcionários da empresa, como por exemplo, o melhor no setor comercial, financeiro etc. Os adolescentes não podiam sair dos seus lugares mantendo os balões no ar.  A educadora, com auxílio dos colegas, começou a “chuva” de balões. Estes representam as dificuldades que surgem no ambiente de trabalho e o grupo não poderia permitir que caíssem no chão. Ao final nota-se que os balões caem, pois não houve integração, nem comunicação entre os funcionários. A educadora perguntou: Que dificuldades encontraram? Temos os melhores profissionais por que os balões caíram?  O que podemos fazer para que isto não ocorra? Neste momento a turma identificou a importância do trabalho em equipe.



Segundo Momento: Artigo de jornal

A educadora convidou o grupo para a leitura de um artigo de jornal com a discussão sobre que atitudes os jovens devem ter ao ingressar no mundo do trabalho. Foi realizada a leitura do texto e discussão dos temas abordados: pró-atividade, atitude diferenciada entre escola e trabalho, estar bem informado, cuidados com a comunicação verbal e escrita.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário