O Programa Adolescente Aprendiz atende o previsto na Lei 10.097/2000 e Portarias que a regulamentam.

Por determinação legal e proposta do MDCA, pretende-se oferecer condições e oportunidades aos adolescentes, em situação de vulnerabilidade pessoal e social, o acesso digno ao mundo do trabalho.

No MDCA, o programa é executado desde fevereiro de 2003. Iniciou com a admissão de dois adolescentes para prestarem sua pratica no Banco do Brasil S/A.

Mais de trezentos adolescentes já cumpriram seu contrato de aprendizagem.

O MDCA conta com a parceria de empresas estatais e do setor privado para desenvolver e custear este Programa.

Para se inscrever é necessário ter, no mínimo quatorze anos e meio, estar cursando a 8ª serie, ser oriundo de familia com renda per capita não superior a meio salário mínimo e residir em Porto Alegre.

domingo, 4 de agosto de 2013

Museu da UFRGS

Museu da UFRGS

Educadoras: Eliana, Beatriz e Janaína                  Data: 31/07/13
Temática: "12000 Anos de História: Arqueologia e Pré-História do Rio Grande do Sul" Endereço: Av. Osvaldo Aranha, 277 – Porto Alegre – RS.
Guias: Pâmela e Felipe

Tendo como inspiração o ofício do arqueólogo, a mostra apresentará a História pré-colonial do Rio Grande do Sul. A história do nosso Estado pode ser contada através das sucessivas migrações humanas para o nosso território, das relações destes migrantes com os grupos já existentes, dos novos padrões culturais adotados como respostas adaptativas aos diversos ambientes. A primeira onda migratória constitui-se de populações caçadoras e coletoras que se estabelecem nas barrancas do rio Uruguai e se espraiam através dos rios Ibicuí e Jacuí ocupando quase todo o Estado. Em uma segunda onda migratória chegam, possivelmente, da Amazônia ou do centro do país, populações horticultoras/agricultoras dos troncos linguístico Tupi-guarani e Macro-Jê que colonizam as margens dos grandes rios, a planície litorânea e o planalto das araucárias. A terceira onda migratória começa com a colonização europeia e sua história perdura até o presente.

Objetivos da Exposição:

1. Aproximar o público do ofício do arqueólogo e do patrimônio arqueológico;
2. Proporcionar ao público em geral uma maior aproximação com noções de preservação;
3. Possibilitar aos estudantes e professores da rede pública e privada de ensino o acesso, de forma criativa e dentro de uma proposta de expografia contemporânea,
aproximações com a pré-história do Rio Grande do Sul;
4. Colaborar na difusão das pesquisas realizadas pelo Instituto de Filosofia e Ciências
Humanas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário